Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - 9º Semestre
Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID FÍSICA/ UEFS
PROJETO 2015
Projeto: A Instrumentação Científica e o Ensino de Física voltados para a elaboração de Experimentos de baixo custo.
O Campo do Saber da Física tem várias áreas de atuação, particularmente, Ensino de Física e Instrumentação Científica em Física. A primeira se ocupa do processo de socialização do conhecimento físico para a sociedade; a segunda, objetiva viabilizar a atividade experimental e observacional do Campo do Saber da Física, em um conjunto não específico de sistemas físicos, tanto na elaboração de procedimentos experimentais e observacionais para estudar os fenômenos físicos e averiguar as suas leis, quanto na concepção de instrumentos de medida, de instrumentos de observação, de instrumentos de experimentação, e de técnicas laboratoriais, bem como na manutenção destes instrumentos e técnicas. Nesse sentido, existe uma relação importante entre essas duas áreas, relação essa que deve ser refletida na popularização da Física. Neste trabalho, analisamos como a instrumentação científica em Física contribui para a formação dos estudantes da rede pública de ensino da cidade de Feira de Santana, na Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães e, particularmente, do estudante do curso de licenciatura em Física, na Universidade Estadual de Feira de Santana. Para tal, utilizamos um equipamento de baixo custo, relacionando a luz e alguns fenômenos óticos que ocorrem no nosso cotidiano, tais como os fenômenos de absorção e emissão de fluorescência visível, observada em materiais de baixíssimo custo e que fazem parte do dia-a-dia dos alunos, tais como cédulas de dinheiro, clorofila de plantas, flores, lâmpadas, refrigerantes, tintas e maquiagens fluorescentes. Estes fenômenos possibilitam podermos dialogar com os estudantes sobre a natureza da luz e o conceito de Ótica em geral. Abordando uma concepção pedagógica, assentada nas epistemologias construtivista e dialógica, utilizamos no que tange à coleta de dados, a metodologia da observação e do comportamento dos estudantes durante a apresentação dos experimentos. Com isso pudemos inferir que uma atividade desse tipo propicia uma participação dos estudantes, o que possibilita uma aprendizagem significativa, bem como a popularização da ciência.
Fluorescência de uma solução em água
Fluorescência de um marcador de texto
| Gráfico 1. Comparação das respostas dos questionário (antes e depois do projeto). |
Refração da Luz
Reflexão da Luz
| Gráfico 2. Comparação das respostas dos questionário (antes e depois do projeto). |
Dispersão da Luz (Formação do Arco-Íris)








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