Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - 9º Semestre
Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID FÍSICA/ UEFS
PROJETO - 2016
A Física aplicada nos esportes olímpicos
Aproveitando o ensejo em que o país se encontra pela euforia das olimpíadas, foi possível fazer uma relação da física com a realidade do país durante este evento. Tendo em vista que é um momento onde a maioria da população se coloca frente aos televisores para assistir a competição de determinados esportes.Dessa forma, fazendo com que os educandos percebam de forma lúdica e dinâmica a aplicabilidade da física.
Objetivo: Buscar de forma dinâmica e interativa com que os discentes percebam a aplicação da física no cotidiano ,ou seja, compreender que a física que estudada no ensino médio não é meramente uma abstração, mas a mesma se encontra de forma direta em sua realidade e de forma mais específica nos esportes olímpicos. Desta forma, despertando o interesse do discente para o estudo da disciplina.
Aplicação do projeto:
1- Aplicação do questionário diagnóstico
A princípio foi entregue para os alunos da 2ª série do Ensino Médio do turno matutino um questionário, a fim de diagnosticar os conhecimentos prévios dos mesmos sobre o tema do trabalho
2- Discussão em sala sobre alguns conceitos físicos
Após a aplicação do questionário diagnóstico, sendo notório uma grande dificuldade em relacionar certos conceitos físicos na prática dos esportes, reuni a sala em semicírculo promovendo assim, uma discussão em sala, onde foi possível tirar dúvidas e entender como se relaciona a física e os esportes, além da explanação prévia de alguns conteúdos não vistos pelos alunos
3- Divisão da turma em 5 grupos de 9 alunos, onde pesquisaram alguns conceitos físicos nos esportes olímpicos divididos da seguinte forma:
4- Após o primeiro contato dos grupos com seus respectivos esportes olímpicos e do momento de discussão para sanamento de dúvidas, os alunos fizeram uma apresentação na qual utilizaram recursos como: slides, cartaz, entre outros. Além disso registraram as apresentações por meio de fotos e/ou vídeos
Este projeto ainda está sendo aplicado na turam A do turno vespertino da 2ª série do ensino médio.
PROJETO - 2015
Projeto: ENSINO DE FÍSICA DE FORMA LÚDICA COM JOGOS
O presente projeto foi elaborado no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Projeto Experiências Inovadoras entre Universidade e Escolas, da CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana, para o desenvolvimento de trabalhos junto aos alunos da escola.
No atual processo de ensino-aprendizagem que vai do Ensino Fundamental ao Superior, os educadores, muitas vezes, não mais conseguem despertar o interesse de seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes para os estudantes. O presente trabalho busca um resgate da ludicidade, a compreensão da atual situação do ensino de Física e sobre a dinâmica e o efeito de jogos educativos, no intuito de desenvolver um jogo de tabuleiro. Quando desenvolvidos visando à aprendizagem de conteúdos, ele tem potencial para tornar-se uma importante e poderosa ferramenta de aprendizagem, apresentando grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos, principalmente porque abordam esses conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem, muito diferente das salas de aula nas escolas, que geralmente são expositivas.
Várias pesquisas no ensino de Física têm demonstrado que a dificuldade de aprender conceitos científicos em sala de aula está muito relacionada à maneira pela qual o professor trata a disciplina, objeto do seu ensino. Sendo assim, os jogos didáticos desenvolvidos nesse trabalho têm o propósito de funcionar como ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem podendo ser uma alternativa viável para auxiliar tal processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário