Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - 9º Semestre
Licenciado em Matemática - FTC
Pós- Graduando em Novas Tecnologias na Educação - ESAB
Professor de Matemática pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Purificação-Ba
Professor de Física e Matemática no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães- CELEM Santo Estevão-Ba
Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID FÍSICA/ UEFS
PROJETO - 2015
OBJETIVOS:
Geral
· Adquirir conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções tecnológicas.
· Incentivar os professores a se orientar pelos PCN’s fazendo com que melhore ainda mais a qualidade de suas aulas, bem com tentar se libertar do ensino tradicional.
Específicos
· Usar as leis físicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e do eletromagnetismo.
· Investigar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
· A equipe nº 1 montou uma maquete de Usina Hidrelétrica
· A equipe nº 2 montou uma maquete de Usina Eólica
· A equipe nº 3 montou uma maquete de Usina Termoelétrica
· A equipe nº 4 montou uma maquete de Usina Solar
· A equipe nº 5 montou uma maquete de Usina Nuclear
Os alunos pesquisaram sobre cada forma de transformação de energia. Além de focar os conceitos físicos como calor, energia térmica, energia cinética e potencial, e sobre as vantagens e desvantagens destas transformações, bem como os impactos ambientais de cada uma delas.
Pós- Graduando em Novas Tecnologias na Educação - ESAB
Professor de Matemática pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Purificação-Ba
Professor de Física e Matemática no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães- CELEM Santo Estevão-Ba
Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID FÍSICA/ UEFS
PROJETO - 2015
Projeto PIBID: Utilização de maquetes como auxílio da aprendizagem sobre os tipos e transformações de energia.
Este trabalho tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e tem como principal objetivo abordar o tema energiaatravés da utilização de maquetes como meio facilitador da aprendizagem. Foi aplicado em uma turma do 2º ano D do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Colégio Modelo), em que cada grupo ficou responsável por pesquisar cada tipo e transformação de energia, focando tanto os conceitos físicos como as vantagens e desvantagens de seu uso, os impactos ambientais, fomentando ao aluno o debate sobre, sustentabilidade, crise energética, racionamento, consumo sustentável, efeito estufa etc. Cada equipe apresentou em sala suas respectivas maquetes, e futuramente será também apresentado em forma de banner para toda a escola.
Geral
· Adquirir conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções tecnológicas.
· Incentivar os professores a se orientar pelos PCN’s fazendo com que melhore ainda mais a qualidade de suas aulas, bem com tentar se libertar do ensino tradicional.
· Usar as leis físicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e do eletromagnetismo.
· Investigar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
METODOLOGIA:
Dividimos a turma D do 2º ano vespertino do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Feira de Santana, em 5 equipes. Cada equipe ficou responsável com um tema de energia, e apresentou em forma de maquetes representando usinas geradoras de energia:
· A equipe nº 1 montou uma maquete de Usina Hidrelétrica
· A equipe nº 2 montou uma maquete de Usina Eólica
· A equipe nº 3 montou uma maquete de Usina Termoelétrica
· A equipe nº 4 montou uma maquete de Usina Solar
· A equipe nº 5 montou uma maquete de Usina Nuclear
Equipe do 2° D Vespertino - Tema: Energia Solar
Maquete da Equipe do 2° D Vespertino - Tema: Energia Solar








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