Páginas

Bolsista Klinsmann Patrick dos Santos

Graduando do curso de Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (3º Semestre)

Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID FÍSICA/ UEFS


PROJETO - 2016

O ano olímpico no ensino de Física : A contextualização através dos esportes
 Aproveitando o ensejo em que o país se encontrava pela euforia das olimpíadas,foi  possível  fazer uma relação da física com a realidade do país durante este evento. Tendo em vista que é um momento onde a maioria da população se coloca frente aos televisores para assistir a competição  de determinados esportes. Dessa forma, fazendo com que os educandos percebam de forma  lúdica e dinâmica a aplicabilidade da  física.

Objetivo: Buscar de forma dinâmica e interativa com que os discentes percebam a aplicação da física no cotidiano ,ou seja, compreender que a física que estudada no ensino médio não é meramente uma abstração, mas a mesma se encontra de forma direta em sua realidade e de forma mais específica  nos esportes olímpicos. Desta forma, despertando o interesse do discente para o estudo da disciplina.

Aplicação do projeto: 

1- Aplicação do questionário diagnóstico
 A princípio foi entregue para os alunos da 2ª série do Ensino Médio turma B do turno matutino um questionário, a fim de diagnosticar os conhecimentos prévios dos mesmos sobre o tema do trabalho

2- Discussão em sala sobre alguns conceitos físicos 
Após a aplicação do questionário diagnóstico, sendo notório uma grande dificuldade em relacionar certos conceitos físicos na prática dos esportes, reuni a sala em semicírculo promovendo assim, uma discussão em sala, onde foi possível tirar dúvidas e entender como se relaciona a física e os esportes, além da explanação prévia de alguns conteúdos não vistos pelos alunos

3- Divisão da turma em 5 grupos de 9 alunos, onde pesquisaram alguns conceitos físicos nos esportes olímpicos divididos da seguinte forma:
Grupo 01 - Esportes em grupo - Ingrid, Alvaro, Mateus Pinheiro, Mateus Almeida, Breno Carvalho, Kaic, Bem-Judá, Gabriel
Grupo 02 - Esportes de inverno - Joel, Vitor, Rafael, Tiago, Hana, Rafael, Arthur 
Grupo 03 - Esportes aquáticos - Breno Gomes, Juliana,Douglas,Rhannah, Alice, Gustavo, Alexandre, Natan
Grupo 04 - Atletismo, ciclismo e levantamento de peso - Alana, Maiana,Karine, Fabiana, Vitória, Bianca, Ana Paula, Samili, Vanessa
Grupo 05 - Esportes de combate -Daniel, Rebeca, Rafaela, Gilson, Leonardo, Pedro, Jadhy, Luiz e Thales

4- Após o primeiro contato dos grupos com seus respectivos esportes olímpicos e do momento de discussão para sanamento de dúvidas, os alunos fizeram uma apresentação na qual utilizaram recursos como: slides, cartaz, entre outros. Além disso registraram as apresentações por meio de fotos e/ou vídeos

5- Houve à aplicação novamente do questionário, a fim de estabelecer uma comparação com o primeiro e assim analisar o resultado do projeto.
Por fim, após a realização de toda etapa descrita acima, foi possível constatar uma grande diferença em relação as respostas dos alunos.
Após o fim das apresentações questionei os alunos sobre o que acharam do projeto e se acharam interessante e a resposta foi unanime que SIM! 

Obs: Vale salientar, que durante todo o processo de preparação das apresentações os alunos puderam tirar dúvidas com o bolsista orientador.

Segue abaixo, alguns trechos das apresentações feitas em sala pelo alunos da 2ª série do ensino médio turma B (matutino) do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. Faz-se necessário sinalizar alguns equívocos conceituais que ocorreram durante as apresentações, porém após as apresentações foram pontuados e corrigidos tais equívocos, uma vez, que se trata de uma atividade de aprendizagem.


Esportes em grupo





Esportes de combate




                                              Esportes olímpicos de inverno




                                       


                                        Atletismo, ciclismo e levantamento de peso







                                                        Esportes aquáticos






3 comentários:

  1. Trabalho muito produtivo. Parabens a todos os envolvidos.
    Parabens professor klinsmann.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho muito produtivo. Parabens a todos os envolvidos.
    Parabens professor klinsmann.

    ResponderExcluir
  3. Um excelente Trabalho voltado para o esporte em um grande evento onde todos param para prestigiar que foi a olimpíada, fazendo com quer os alunos possam perceber que a física não so ta na teoria, mais em toda ação que os participantes fazia para chegar ao lugar desejado, excelente trabalho que fizeram os alunos gostaram mais de estudar sobre essa junção em um momento muito oportuno , e gostarem mais de estudar física , talvez excelente trabalho que possa sair do colégio no futuro próximo, mais um graduando em física e um ótimo profissional no futuro. Parabéns ao graduando em física , professor Klinsmann, um excelente físico no futuro um excelente professor , Parabéns .

    ResponderExcluir