Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - 6° Semestre
Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID FÍSICA/ UEFS
PROJETO - 2016
PROJETO - 2015
COMO O USO DE EXPERIMENTOS FEITOS COM MATERIAS DE BAIXO CUSTO PODE AJUDAR NA ABSTRAÇÃO DAS TEORIAS FÍSICA NO COLEGIO MODELO LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Estudar Física, utilizando os métodos tradicionais de ensino consensualmente não traz os melhores resultados em termo de aprendizagem. Isso fica claro quando é analisado o nível de entendimento dos estudantes do 1º ano do ensino médio, que são apresentados às teorias e conceitos físicos de maneira muito rigorosa, tanto do ponto de vista matemático como ferramenta quanto de suas próprias apreciações. Tendo em vista, portanto, a melhoria do nível de abstração desses estudantes este projeto é proposto, lançar mão de experimentos com materiais de baixo custo que simulem situações reais e que possam exemplificar a melhor maneira de entender a cinemática e dinâmica dos corpos e a conservação de energia mecânica.
O plano de atividades há ser seguido, deverá começar com uma pesquisa, em forma de questionário, do nível de compreensão, sobre os temas que serão tratados, dos grupos de estudantes participantes do projeto. Após o tratamento dos resultados da pesquisa analítica, passaremos a atuar com a aplicação das atividades experimentais que serão introduzidas de forma demonstrativa expositiva num total de 06 práticas aplicadas a cada duas semanas, atividades estas que, pretendemos usar como estruturas simplificadas de fenômenos complexos, quanto a analise física para estudantes secundários, a exemplo o lançamento de foguetes espaciais. Por fim, aplicaremos novamente outro questionário, para identificarmos em quais aspectos analisados haverá respostas positivas e as competências com resultados não satisfatórios.
Esperamos nesse projeto pretendemos fazer uma análise dos resultados investigando se essa metodologia de atuação é uma efetiva ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, para os estudantes dos grupos participantes, quanto à elevação qualitativa e quantitativa, do nível de compreensão a respeito das ciências exatas, em especial de Física. Também esperamos que os derivados desse projeto sirvam como apoio para outras iniciativas desejosas, também, de trilhar pelo mesmo caminho da experimentação com materiais de baixo custo.
PALAVRAS-CHAVE: ensino de física, experimentação, materiais de baixo custo, escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário