Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - 6º Semestre
Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID FÍSICA/ UEFS
PROJETO - 2016
Neste projeto estudaremos os
conteúdos de física de uma forma experimental, mostrando na pratica os
fenômenos e as leis da termodinâmica e da calorimetria através de experimentos
de baixo custo, tentando assim melhorar o aprendizado e aguçar o interesse dos
alunos para os estudos das Ciências Exatas e em particular das Ciências
Física.
Por meio da observação do
experimento o observador pode demonstrar capacidades intelectuais e cognitivas,
dentre outras, havendo interação na interpretação do fenômeno, gerando assim o
aprendizado. Vygotsky, afirma que o individuo constrói aprendizagem a partir do
momento em que o mesmo se comunica, não só pela fala mais por tudo o que o
cerca no seu dia-a-dia, causando processo de memorização, onde imagens ficam
armazenadas no cérebro e são associadas com objetos gerando assim a
aprendizagem.
A atividade consiste em que os alunos
confeccionem experimentos, utilizando materiais de baixo custo, para que seja
viável a construção dos mesmos. A princípio será feito uma averiguação a
respeito do conhecimento do aluno sobre o assunto que será abordado, colocando
em pratica seu conhecimento prévio que ajudara a desenvolver o projeto e para
quais fins será utilizado. Logo após haverá reuniões, para dar maiores
informações aos alunos, que serão divididos em grupos, para dinamizar o
trabalho, vindo assim confeccionar e colocar em funcionamento o experimento,
que será explicado em um vídeo os fenômenos que estão acontecendo, mostrando a
eles, na pratica que a física e uma ciência que se pode aprender de diferentes
formas.
Este projeto está sendo desenvolvido na turma D turno matutino da 2ª série do ensino médio.
PROJETO - 2015
Neste projeto estudaremos os conteúdos de física de uma forma experimental, demonstrando na pratica os fenômenos e as leis da termodinâmica através do experimento da maquina a vapor, despertando o interesse do discente através do uso de experimentos em sala de aula, apresentando as diferentes formas de aprendizagem, para que saibam identificar no seu dia-a-dia os fenômenos físicos que acontecem ao seu redor com o domínio no conhecimento cientifico, aguçando assim, sua curiosidade para que venha a participar de forma ativa na sala de aula.
A atividade consiste em que os alunos confeccionem um experimento da maquina a vapor, utilizando materiais de baixo custo, para que seja viável a construção do experimento. A principio será passado um documentário falando a respeito da historio e dos pensadores que ajudaram a desenvolver o projeto e para quais fins foi utilizado, demonstrando a sua enorme importância para revolução industrial dessa forma aguçara ainda mais o interesse pela historia da maquina a vapor. Logo após haverá reuniões, para dar maiores informações aos alunos, que serão divididos em grupos, para dinamizar o trabalho, vindo assim confeccionar e colocar em funcionamento o experimento, que será explicado em um vídeo os fenômenos que estão acontecendo, mostrando a eles, na pratica que a física e uma ciência que se pode aprender de diferentes formas.
Grupo 1
A atividade consiste em que os alunos confeccionem um experimento da maquina a vapor, utilizando materiais de baixo custo, para que seja viável a construção do experimento. A principio será passado um documentário falando a respeito da historio e dos pensadores que ajudaram a desenvolver o projeto e para quais fins foi utilizado, demonstrando a sua enorme importância para revolução industrial dessa forma aguçara ainda mais o interesse pela historia da maquina a vapor. Logo após haverá reuniões, para dar maiores informações aos alunos, que serão divididos em grupos, para dinamizar o trabalho, vindo assim confeccionar e colocar em funcionamento o experimento, que será explicado em um vídeo os fenômenos que estão acontecendo, mostrando a eles, na pratica que a física e uma ciência que se pode aprender de diferentes formas.
Grupo 1
Grupo 02
Grupo 03
Grupo 04
Grupo 05
Grupo 06
Nenhum comentário:
Postar um comentário