Páginas

Bolsista Eliel Silva Souza

Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - 6º Semestre

Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID FÍSICA/ UEFS



PROJETO - 2016


Neste projeto estudaremos os conteúdos de física de uma forma experimental, mostrando na pratica os fenômenos e as leis da termodinâmica e da calorimetria através de experimentos de baixo custo, tentando assim melhorar o aprendizado e aguçar o interesse dos alunos para os estudos das Ciências Exatas e em particular das Ciências Física.  
Por meio da observação do experimento o observador pode demonstrar capacidades intelectuais e cognitivas, dentre outras, havendo interação na interpretação do fenômeno, gerando assim o aprendizado. Vygotsky, afirma que o individuo constrói aprendizagem a partir do momento em que o mesmo se comunica, não só pela fala mais por tudo o que o cerca no seu dia-a-dia, causando processo de memorização, onde imagens ficam armazenadas no cérebro e são associadas com objetos gerando assim a aprendizagem. 
A atividade consiste em que os alunos confeccionem experimentos, utilizando materiais de baixo custo, para que seja viável a construção dos mesmos. A princípio será feito uma averiguação a respeito do conhecimento do aluno sobre o assunto que será abordado, colocando em pratica seu conhecimento prévio que ajudara a desenvolver o projeto e para quais fins será utilizado. Logo após haverá reuniões, para dar maiores informações aos alunos, que serão divididos em grupos, para dinamizar o trabalho, vindo assim confeccionar e colocar em funcionamento o experimento, que será explicado em um vídeo os fenômenos que estão acontecendo, mostrando a eles, na pratica que a física e uma ciência que se pode aprender de diferentes formas.

Este projeto está sendo desenvolvido na turma D turno matutino da 2ª série do ensino médio.
























PROJETO - 2015

Projeto: Ensino de Física de forma Experimental


Neste projeto estudaremos os conteúdos de física de uma forma experimental, demonstrando na pratica os fenômenos e as leis da termodinâmica através do experimento da maquina a vapor, despertando o interesse do discente através do uso de experimentos em sala de aula, apresentando as diferentes formas de aprendizagem, para que saibam identificar no seu dia-a-dia os fenômenos físicos que acontecem ao seu redor com o domínio no conhecimento cientifico, aguçando assim, sua curiosidade para que venha a participar de forma ativa na sala de aula.
A atividade consiste em que os alunos confeccionem um experimento da maquina a vapor, utilizando materiais de baixo custo, para que seja viável a construção do experimento. A principio será passado um documentário falando a respeito da historio e dos pensadores que ajudaram a desenvolver o projeto e para quais fins foi utilizado, demonstrando a sua enorme importância para revolução industrial dessa forma aguçara ainda mais o interesse pela historia da maquina a vapor. Logo após haverá reuniões, para dar maiores informações aos alunos, que serão divididos em grupos, para dinamizar o trabalho, vindo assim confeccionar e colocar em funcionamento o experimento, que será explicado em um vídeo os fenômenos que estão acontecendo, mostrando a eles, na pratica que a física e uma ciência que se pode aprender de diferentes formas.


                                                                 Grupo 1

Grupo 02

Grupo 03

Grupo 04

Grupo 05




Grupo 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário